Segundo disco de una de las más importantes bandas brasileras de los 70s, pura psicodelia rockera. Casa das Máquinas fue una de las más importantes bandas de rock da década de 1970 en Basil, junto con Os Mutantes. El grupo fue formado por alguns ex-miembros de bandas reconocidas pero más comerciales. Si bien en su primer disco la banda enfocaba su estilo hacia el hard rock, ya en su siguiente trabajo "Lar de Maravilhas" fue adoptado un estilo más progresivo, siendo considerado uno de los dos mejores discos del género en su país. Su tercero y último disco, o sea éste que estamos presentando, el grupo vuelve a su estilo original, priorizando el rock básico. Con ustedes, más del rock brasilero que ha hecho historia a los largo de los años y las décadas.
Álbum: Casa de Rock
Año: 1976
Género: Rock psicodélico /Prog Related
Nacionalidad: Brasil
Fundada a partir do fim da também clássica banda " Os Incríveis" ( Os garotos que como eu , amavam os Beatles e os Rolling Stones) Netinho junta em 1973 : Pisca ( guitarra, órgão, baixo, violão), Aroldo ( violão, guitarra e vocal), Carlos Geraldo (baixo, vocal), Pique (piano, órgão, sax, flauta) e gravam seu primeiro lp, já no ano seguinte, intitulado somente "Casa das Máquinas". Com um som que oscilava entre hard/pop ao hard/rock, com um toque de MPB. Desse primeiro disco recomendo as faixas "A Natureza", "Domingo a Tarde"( uma super viagem ...)Recordar Faz Bem
Em 1975, Pique resolve abandonar o grupo e entram em seu lugar os músicos Marinho ( irmão de Netinho – na bateria, percussão e vocais) e Marinho II (órgão, clavinete, moog, melotron, pianos). Ainda em 1975 lançam o disco "Lar de Maravilhas" clássico absluto do Rock Progressivo Brasileiro o qual destaco as faixas: "Cilindro Cônico", "Vale Verde" e "Vou Morar no Ar", nessa época o Casa das Máquinas começou a contar com um jovem talento que estava sempre junto com a galera da banda e ajudou muito nas composições o garoto era conhecido como Catalau ( sim..sim...Dona Maria aquele...do Golpe de Estado que virou Pastor...e Blah...Blah..Blah....ele é autor do clássico Casa de Rock e muitas outras músicas do Casa das Máquinas).
Por Falar em Casa de Rock.......em 1976 o Casa das Máquinas passa por uma das mais significativas mudanças Carlos Geraldo e Aroldo saíram e o grupo passou a procurar por um vocalista e um baixista.
Foi a vez de Simbas assumir os vocais principais que trouxe para o grupo sua voz e seu estilo andrógino no palco ( Um puta Performancer que juntamente com Cornélius Lúcifer do Made in Brazil, Ney MatoGrosso dos Secos & Molhados fizeram história no Rock Brasileiro tanto pela voz quanto pela postura de palco) juntamente com Simbas o Casa das Máquinas grava Casa de Rock, sem baixista; Pisca fez as linhas de baixo e só depois foi convidado João Alberto para assumir o posto de baixista. Casa de Rock mostra um a banda muito mais roqueira com músicas como "Casa de Rock", "Stress" e " Jogue tudo pra Cabeça".
Nessa mesma época o Casa conseguiu uma apresentação na TV Tupi, que não foi ao ar por causa da censura; Simbas teria vestido roupas chamativas e feito movimentos exóticos, e este teria sido o principal motivo. Mais tarde o vídeo estaria disponibilizado na internet. Agora seria a vez deMarinho Testoni deixar a banda; seu contrato acabou na época e ele recebeu uma boa proposta para integrar o grupo Pholhas.
Seguindo o caminho a banda continuou sem tecladista fixo; Pisca, que era o gênio instrumental, tocava teclado em algumas musicas que não precisavam de guitarra, como "Vale verde" e "Mania de ser". Entraram em estúdio e gravaram o videoclipe da música "Casa de Rock" que continha um cenário com máquinas e andaimes, lembrando mesmo o nome da banda, e publicado mais tarde no Fantástico, da TV Globo.Quase no fim da carreira fizeram um show em Santos em 1978 que foi gravado em uma fita cassete e depois pirateado para CD, uma das últimas apresentações do grupo, que depois ficaria parado até dezembro de 2003.
Em 1978 durante uma festa meio que inconsequentemente Luiz Carlini ( Tutti-Frutti) diz para Simbas que estava pensando em fazer mudanças nos rumos de sua banda e estava pensando seriamente em chama-lo para assumir os vocais e ele topou na hora, porém não contava que fosse pra valer.......palavra dada palavra cumprida Simbas deixa o Casa para ingressar no Tutti-Frutti ( além de levar consigo Marinho Thomaz) e acabou sendo impedido de realizar seus últimos shows com a banda depois de pouco tempo netinho resolver dar um tempo com o Casa das Máquinas que só retornaria em 2003 para alguns shows .
Netinho remontou a banda para uma apresentação única em Matão, interior de São Paulo, e a resposta do publico foi melhor que a banda esperava. Nessa formação contaram com Netinho, Marinho Testoni e Marinho Thomaz, e foram chamados Nando Fernandes vocais, Andria Busic (Dr. Sin)no baixo e Sandro Haick ( filho de Netinho) na guitarra.
O retorno concretizou-se no final de 2007, em janeiro de 2008 foram convidados para tocarem no Festival Psicodália de Carnaval, na Serra do Tabuleiro, em Santa Catarina, com um público de 3000 pessoas e um repertório totalmente inédito. A formação que se apresentou festival em 3 de fevereiro de 2008 contou com Netinho seu irmão Marinho Thomaz, Marinho Testoni, Andria Busic e Faíska.
E apesar de a banda estar em recesso esperamos sempre novidades dessa excelente banda que eu considero uma das 5 mais importantes da história do Rock Brasileiro.
CASA DAS MÁQUINAS (meaning 'house of wonders') are a mid-70's Brazilian band from São Paulo borne out of the disenchantment of two musicians from glam/dance pop band OS INCRÍVEIS, namely drummer/percussionnist Netinho and guitarist/vocalist Aroldo who wanted to take a less commercial route. Recruiting three other musicians, they recorded 3 albums between 1974 and 1977; a compilation disk was also released in 2000. Their material is mostly heavy, bluesy hard rock with complex arrangements and thick guitar leads. The vocals are in Portuguese.Progarchives
Their debut and self-titled album, released in 1974, is plain old hard rock. Their second, "Lar de Maravilhas" (1975), however, is considered a national prog classic. Donning a slick production, it incorporates the intensity of the first album with more sophisticated elements such as stronger melodies, better arrangements and an emphasis on spacious, multi-layered symphonic keyboards (particularly the synths). It is a strange collection of tunes in that it ranges from superb symphonic flights to some very banal pieces. Their third album, "Casa de Rock" (1976), reverts to their more primitive hard rock style, featuring two drummers and no more spacey keyboards. The compilation cd "Pérolas" is made up of 16 tracks taken from the second and third albums (tapes of the first are lost forever).
Certainly not essential, but fans of hard prog may want to check out "Lar de Maravilhas"
Éste es un buen álbum de rock, pero claro que no busquen mucho más allá de eso. Eso al menos en este disco, yo no he escuchado "Lar de Maravilhas", que como decía más arriba está muy bien considerado y es bien progresivo.
https://open.spotify.com/intl-es/album/6CFnWoZAgXRqnbrSW4vhoC
1. Casa de Rock
2. Prá cabeça (jogue tudo prá cabeça)
3. Certo sim, seu errado
4. Estress
5. Londres
6. Dr. Medo
7. Mania de ser (pecados banais)
8. Lei do sonho de um vagabundo
9. Essa é a vida
10. Eu queria ser
Alineación:
- Netinho / drums & percussion
- Simbas / guitars, vocals
- João Alberto / bass and vocals
- Pisca / guitars, vocals
- Marinho / piano, piano Fender, minimoog
Moebius, por favor a parte 2. Eu gosto muito deste disco, tenho o Lar de Maravilhas original, mas este segundo disco é muito bom também. Jogue tudo pra cabeça - sonho de vagabundo - ja curtí muito estas músicas são da minha juventude.
ResponderEliminarabs
Rogerio, imagino que la semana que viene te resubo este disco, tenenos algo de paciencia porque tenemos mucho trabajo.
EliminarSaludos y que disfrutes del blog cabezón
Ok, ja baixei muita coisa aqui, tem bandas que não se acham nos outros blogs, muito bom.
ResponderEliminarAbs
Gracias Rogerio! Siga disfrutando del blog!!!! Saludos!!
Eliminar