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O Terço - O Terço (Memoria Da Música Brasileira) (1992)

Seguimos con algo de lo mejor del rock brasilero y con la historia de una de las primeras bandas progresivas del país carioca, y muy famosa en la década del '70 en su país. El nombre del disco (homónimo) parece que hace referencia a el primer disco de estos brasileros que luego harían historia... pero no. La tapa del disco es la de "Mudança De Tempo", pero tampoco. Esta es una compilación de algunas canciones de los primeros tiempos de estos músicos brasileros... Y así comenzamos otro viernes a pura música, mientras elegimos qué cosas les dejaremos para que disfruten en el fin de semana.


Artista: O Terço
Álbum: O Terço (Memoria Da Música Brasileira)
Año: 1992
Género: Rock sinfónico
Duración: 50:54
Nacionalidad: Brasil



Como siempre, considero estas compilaciones como objetos de menor importancia frente a los LPs lanzados con todas las de la ley, aún así es parte de la historia de la banda porque retoma capítulos dejados de lado en sus primeros tiempos, ya como una temprana reversión o simplemente porque la banda hacía tiempo que no sacaba nada y la empresa discográfica necesitaba unos dinerillos, pero sea como sea, esto es parte de su historia...
La información es algo contradictoria, porque si bien parece que este disco salió a la venta en 1978, pero que sería lo más lógico y que así lo documentan en algunos lugares qu en realidad aparezca como fechado en 1992. O quizás esa última fecha hace referencia a una salida en formato CD, pero la verdad, desconozco... y como la info es contradictoria como la misma tapa del disco, lo dejamos en 1992 y seguimos nuestra trayectoria en la historia de la banda.
Brasil se destacó entre los países "exportadores de música popular" por la facilidad con la que sus ritmos entraron en los grandes mercados discográficos. A veces de la mano del cine, otra veces como recuerdo turístico, las menos cuantiosas aunque más importantes, como expresión cultural amalgamada al sentir del pueblo que fusiona su raíz. Sin embargo un hecho curioso es que el bossa nova trasciende y se convierte en éxito rotundo cuando los músicos norteamericanos lo fusionan con el jazz de la Costa Oeste y otro hecho no menos necesario de destacar es que, si bien el movimiento progresivo comenzó a finales de los años sesenta a travás de figuras como Caetano Veloso y grupos como Sagrado Coraçao da Terra y Os Mutantes, los artistas importantes en el rock progresivo brasilero beben mucho de fuentes externas, mezclando a veces la ríquísima vertiente folklórica interna y su tremenda carga histórica, étnica y social, y otras veces simplemente evolucionando lo que iniciaron sus predecesores, los cultores del rock más básico, el "rock tupiniquim" o "beat" como se conoció en México y en la Argentina.
Progresiva 70


Los miembros de esta banda estaban inmersos en la corriente del rock progresivo de producción europea, a diferencia de otras bandas brasileñas recurrieron a regionalismos para desarrollar su música (aunque a veces este álbum tiene algunas reminiscencias a Bossa Nova), que tiene ciertamente una impronta más "internacional", aunque canten siempre en portugués. De esa manera, predominan los teclados en una tendencia sinfónica aunque tampoco rehuyen a algunas melodías pop agradablemente ornamentadas.
O Terço foi (é), sem dúvidas nenhuma, uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos. A banda formou-se em 1969 com estes integrantes: Sérgio Hinds ( guitarra e vocal ), César de Mercês (baixo ) e Vinícius Cantuária ( bateria ). O primeiro disco foi lançado em 1970, com Jorge Amiden no lugar de César. O álbum era basicamente rock and roll dos anos 60, mas já com influência do rock progressivo.
Em 1973 lançam o álbum Terço, que consolidou o estilo do grupo. Firmando-se como a grande banda do estilo no país. Porém, foi em 1975 que eles lançaram o melhor disco de rock progressivo brasileiro: Criaturas da noite. Na época O Terço contava com sua melhor formação: Sério Hinds, Moreno ( bateria ), Magrão ( baixo ) e Flávio Venturini ( teclados, viola e vocal ). O álbum vendeu mais de meio milhão de cópias e foi o de maior sucesso da carreira do grupo. "1974", tirada de "Criaturas da noite" pode ser considerada a maior música progressiva nacional e já foi até adaptada para uma peça de teatro nos EUA. Em 1976 é lançado mais um bom álbum com esta mesma formação: "Casa encantada". Desta vez o grupo investiu mais em uma mistura de elementos brasileiros com o rock.
Após o disco de 76, Venturini deixa a banda para formar o 14 Bis. Com Magrão, Sérgio Hinds, Cezar de Mercês, Sérgio Caffa e Moreno, lançam em 1978 o disco 78 "Mudança de tempo".
Uma outra formação, com Sérgio Hinds, Zé Portugal (baixo), Franklin Paolillo (bateria) e Ruriá Duprat (teclados) lançaria apenas em 1983 o "Som Mais Puro".
Ficam então um bom tempo sem lançar nada até assinarem contrato com a gravadora Record Runner, lançando o cd "Time Travellers", em 1993. O álbum é muito bom, com o grupo voltando às suas raízes. A formação era a seguinte: Sérgio Hinds (vocal, guitarra), Luíz de Bomi (teclados), Andrei Ivanovic (baixo) e Franklin Paollilo (bateria). No ano seguinte lançam um cd gravado ao vivo com orquestra sinfônica.
Em 1996 O Terço lançou um CD intitulado "compositores" pela gravadora Velas. A formação era basicamente a mesma do álbum anterior e o disco foi composto por clássicos da música popular brasileira como "Sangue Latino" dos Secos e Molhados.
O último álbum de estúdio e com canções inéditas do Terço chama-se "Spiral Words" e foi lançado em 1998. O som é progressivo com pitadas de pop/rock; o CD inclui ainda duas releituras: "1974" e "Crucis" ( de "Time travellers" ). A formação é a seguinte: Sérgio Hinds ( guitarra e back vocal ), Edu Araújo (guitarra e vocal ), Max Robert ( baixo ), Beto Côrrea ( teclados ) e Daniel Baeder ( bateria ).
Em 1999, André Gonzales assume o posto de Daniel Baeder na bateria e a banda lança o disco "Tributo a Raul Seixas", uma homenagem aos dez anos de morte do grande roqueiro. O CD está indo muito bem e já é o título mais vendido da sua gravadora ( Movieplay ). Recentemente, Edu Araújo deixou a banda e em seu lugar foi recrutado Igor de Bruyn, que também integra o quarteto de cordas Kroma.
Gustavo Ávila


También resulta que más o menos por estas fechas esta gente hizo un recital en el Luna Park, en Buenos Aires, con mucho éxito al parecer, y aunque busqué algún registro o información no encontré nada así que no puedo agregar demasiado, pero queda como nota de color.

Considerada na década de 70 como a melhor banda de rock do Brasil, também era respeitada no cenário da MPB. Ganhou festivais como os de Juiz de Fora e Belo Horizonte. Classificou-se por duas vezes no Festival Internacional da Canção. Durante 15 anos fez de 150 a 200 shows por ano em grandes ginásios lotados pelo país afora. Também conseguiu o recorde de público (11.000 pessoas) no Luna Park em Buenos Aires, além de fazer shows no Miden em Cannes (França) e em outros lugares da Europa. Foram convidados especiais do festival de rock progressivo na UCLA em Los Angeles. Hoje Flávio Venturini se dedica a sua carreira solo, Magrão ao 14 Bis e Sérgio Hinds, além de continuar lançando CDs de progressivo e fusion na Europa e no Japão com o Terço sob outra formação, produz discos e trilhas sonoras.
JOW
 
 
Podés esuchar el disco desde su espacio en Spotify:
https://open.spotify.com/intl-es/album/7hW2ZEkEkSlfqWoo53GZLs



Lista de Temas:
Track List
01. Hey amigo
02. Volte na próxima semana
03. Criaturas da noite
04. Jogo das pedras
05. Gente do interior
06. Mudança de tempo
07. Blues do Adeus
08. Flor de la noche
09. Luz de vela
10. Foi quando eu vi aquela lua passar
11. Casa encantada
12. Solaris
13. Pássaro

Alineación:
- Sergio Hinds / guitarra, bajo, vocales
- Vinicius Cantuaria / batería, percusión
- Jorge Amiden / guitarras
- Cezar de Mercês / bajo, flauta y voz
- Vinícius Cantuária / batería y voz
- Luiz Moreno / batería, percusión y voz
- Sérgio Kaffa / teclados, bajo
- Ivo de Carvalho / guitarra




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